fa9830aa-c494-49f0-ba46-19f1ecad538c

ETA / ETE

Portal do Morador ETA - ETE

Bem vindo Morador (a) do Terras I e II

Este é o espaço reservado para assuntos relacionados Rede de Abastecimento de água das Associações. Em razão deste período crítico de abastecimento de água em dezembro de 2023 a janeiro de 2024, promovemos um debate no dia 04/01/2024 das 19h as 20h:30m via ZOOM com a equipe Técnica e moradores para esclarecer todas as ações recentes e apresentar possíveis ações futuras para aprimorar o sistema. Abaixo você encontra o FAQ com os questionamentos dos moradores, e o vídeo da vistoria do trecho do riacho e nascente. Você também poderá fazer download de todo o material de apoio para o tema.

ETA - Condomínios Terras de Atibaia I e II

A água é captada no ribeirão dos Pires, corpo hídrico de enquadramento em classe 2, afluente do Rio Atibaia. A captação é feita por bomba submersa em área barrada que forma uma bacia de equalização. O manancial apresenta histórico de escassez impedindo a produção de água dentro do volume outorgado para atendimento da demanda de consumo.

A estação de tratamento é compacta com sistema de tratamento convencional. A operação atual é diurna, utilizando para o processo de tratamento sal de alumínio, cal hidratada e hipoclorito de sódio. A água tratada é armazenada em um reservatório primário localizado na planta de tratamento e transferida por bombeamento a um reservatório secundário elevado localizado no Condomínio Terras de Atibaia I, de onde a água é distribuída por gravidade a toda rede consumidora.

ETE - Condomínios Terras de Atibaia I e II - ETA e Buona Vitta

O abastecimento é independente dos Condomínios Terras I e II, sendo realizado através da captação de água em dois poços artesianos. A água captada é clorada e recalcada para o reservatório central de abastecimento do condomínio.

Vistoria do Riacho e Nascentes - Dez / Jan 2024

Download de Cartilha de Conscientização e texto explicativo referente a crise hídrica e ações realizadas

Download da apresentação LIVE
Reunião Terras 1 e 2 dia 04/01/2024

Virtual tour

FAQ - Dúvidas

Existe a possibilidade de aplicação de multa por parte da associação, aos imóveis onde forem registrados desperdício? Tem muita gente drenando piscina e lavando calçada! Isso causa indignação? Obrigada pelo espaço!

Resposta:

Atualmente não há previsão de multa aos associados no regimento interno nem amparo no estatuto. Na proposta da reforma do estatuto e regimento interno, poderá haver este tipo de aplicação de multas.

A abertura da água às 6h00, quando o consumo é menor, assim há o carregamento antes do início do pico de consumo. Não foi feito antes porque, no dia 02/01/2023, tivemos que dar maior tempo de descanso à captação e assim houve a abertura apenas às 8h00. Isonomia em um sistema de gravidade é impossível, pois não há como abastecer a zona alta antes. A média adotada é a abertura antecipada para fazer o carregamento dos reservatórios antes do consumo de pico da manhã.

Sim. Está aprovado a construção de uma segunda caixa dágua no Terras 1, que será acoplado ao sistema atual, gerando maior armazenamento.  Está previsto a aprovação da compra em janeiro/2024 e o  prazo para entrega é de até 90 dias.

Devido ao volume obtido, eu avalio que nenhum. A primeira medida é o aumento da eficiência do sistema (controle noturno e caça vazamento recorrente).

Devido ao volume obtido, eu avalio que nenhum. A primeira medida é o aumento da eficiência do sistema (controle noturno e caça vazamento recorrente).

O planejamento foi feito: 1) EQUIPE DE PLANTÃO 24H NA ESTAÇÃO (para produção ininterrupta, se necessário). 2) PARARA TÉCNICA, divulgamos que caso o nível do reservatório ficasse crítico, iriamos realizar paradas técnicas para o recarregamento, se necessário. As paradas foram feitas, mas o consumo continuou alto acima da capacidade de recarregamento da captação, assim tivemos que estender os períodos de parada. Contamos com o bom senso dos associados, mas infelizmente essa medida não foi objetiva. A implantação de rodízio fixo em feriados é uma alternativa, mas não é a correta. Em nossa avaliação, o rodízio deve ser implantado em último caso.

Neste ponto, não há outra captação, mas há consumo de propriedades a montante. Nossa equipe subiu junto ao responsável do DAEE (Cid) e não identificou nada. A chuva em dezembro foi 38,4% da média histórica.

O projeto pode ser realizado de diversas formas variando o consumo (site da SABESP – Mínimo definido pela ONU 110 litro/dia/habitante) a reservação atual é de 250.000 litros divido por 606 imóveis = 412 litros/unidade/dia – Minha avaliação é que o projeto previa que cada imóvel teria sua reservação individual, assim há o aumento da reservação. A condição climática e hídrica na implantação era uma hoje é outra. Temos que nos adequar.

Atualmente apenas as associações Terras de Atibaia 1 e 2 utilizam da captação do riacho.  Não temos informação que outros loteamentos utilizarão o riacho como fonte.  

O Loteamento vizinho ao Terras 1 que será construído na Avenida Nobuyuki Hiranaka, terá captação via perfuração de poços tubulares profundos (poços artesianos), conforme informado em audiência pública ocorrida em 16/10/2023.

Não há como prever o pior dos cenários é a manutenção da estiagem e o abastecimento apenas noturno, é uma condição de toda região, não só a associação Terras de Atibaia.

O sistema de abastecimento atual tem capacidade de produzir o total de 480m3 de volume de água, suficiente para atender em situações normais. No entanto, foi evidenciado que houve um aumento do consumo acima do esperado, agravado redução do volume de água na captação, provocado pela baixa vazão do riacho. A falta de chuvas no período agravou a situação, provocando a Crise. Está previsto um projeto para autossuficiência no abastecimento através de várias fontes de captação, não ficando dependente apenas do riacho, como por exemplo, a construção de mais poços artesianos, construção de caixas dágua complementares, busca por abastecimento por assinatura (SAAE, etc).

Frequentemente as associações Terras 1, Terras 2 e Buona vita, fazem contato com a SAAE (Sistema de Saneamento de Atibaia) e são posicionados que não tem previsão de expansão do sistema de abastecimento para esta região. A disponibilização de água e esgoto é uma das obrigações que os loteamentos precisam garantir para a prefeitura emitir a autorização para constituição de associações.

O SAAE não tem interesse em assumir o sistema devido ter uma limitação quanto ao volume (informação de gestões passadas). Estive em reunião com o SAAE em janeiro de 2023 por outro empreendimento e o mesmo declinou intenção de fornecimento visto que a associação tinha outorga de poços.

A perfuração do poço foi finalizada em 27/12/2023, a empresa responsável informou preliminarmente que a vazão obtida foi de 648m3, sendo muito abaixo do esperado. Tão logo o relatório de viabilidade técnica e financeira seja definido, comunicaremos todos os associados.

Reuniões mensais e monitoramento das situações junto aos gestores das associações.

Gestores

Terras de Atibaia Park I e II – Buona Vitta

Corpo Técnico:

Consultor de Saneamento: Flávio Henrique

Empresa Responsável ETA / ETE: Sol Soluções em água e esgoto

copyright © 2023 – todos os direitos reservados a Associação de Melhoramentos Atibaia Park II

desenvolvido por:

× posso ajudar?